A Arquitetura Corporativa (EA) é composta de modelos, políticas, regras e padrões que governam quais informações devem ser capturadas, onde devem ser armazenadas nos sistemas de informação, com base nos processos de negócios e na TI, além da relação com os colaboradores. Órgãos e empresas estão utilizando em todo o mundo, além de governos recomendam seu uso.
A EA possibilita uma visão global dos repositórios de conteúdos informacionais, das relações entre eles, deles com os processos de negócios da organização e com a gestão estratégica, pois é um processo de traduzir a visão estratégica (cenário atual – AS-IS) em mudanças efetivas (cenário futuro TO-BE).
O tamanho e complexidade das organizações, a falta de uma visão holística e integrada, as mudanças organizacionais constantes, novas tecnologias, bem como os instrumentos de governança e compliance, fazem com que seja necessário um modelo de EDA. Sua missão é estabelecer um guia para se refletir, planejar e estabelecer uma visão estratégica clara sobre como se realiza o alinhamento de expectativas e requisitos dos stakeholders e que materializam as expectativas, seus critérios, metas, princípios e outras diretrizes estratégicas.